Conceitos de ambiente
- Cleiton Rocha Adc
- 22 de nov. de 2017
- 1 min de leitura
Em estudos de estratégia, fatores ambientais podem ser considerados ao mesmo tempo, como restrições ou oportunidades às organizações, afetando-lhes a escala de operações e o modo de produção técnica, entre outras características.
Pressupõe-se, ainda, que o ambiente, enquanto elemento dinâmico e independente, encontra-se em processo de constante transformação. Essas alterações ambientais contínuas exercem pressão sobre as organizações, no sentido de que produzem reações. Entretanto, as respostas em geral não são automáticas, pois são mediadas por escolhas estratégicas tomadas pelos membros com poder de decisão, como concordam C. Hinings e R. Greenwood em “A dinâmica da mudança estratégica”. A extensão da pressão, por sua vez, depende da extensão da mudança no ambiente, principalmente quando essa mudança implica em alteração de algum fator ambiental crítico.
A dificuldade de previsão da ocorrência de mudanças ambientais, aliada à dificuldade de avaliação do seu impacto sobre a organização, representa uma das principais preocupações para os gestores, pelas razões citadas por Igor Ansoff em “Ensinando pessoas inteligentes a aprender”: crescente mutabilidade e descontinuidade ambiental, insuficiência dos objetivos na orientação estratégica da organização, dificuldade de adaptação organizacional a novos desafios, ameaças e oportunidades.
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/academico/estrategia-conceito-de-ambiente-organizacional/69858/
Comments