Você conhece os tipos de ativo da sua Empresa?
- Cleiton Rocha Adc
- 16 de nov. de 2017
- 3 min de leitura
Toda empresa possui ativos, mas nem todos os ativos são iguais.
Vamos mostrar para você 5 tipos de ativo e falar o que os diferenciam e o classificam. Existem dois tipos principais de ativos, os circulantes e os não circulantes.
Para explicar a diferença entre os dois vamos pegar dois ativos já de exemplo:
O primeiro é o Dinheiro:

O dinheiro em espécie, no banco, no caixa da empresa, é um dos exemplos mais claros de ativo circulante da sua empresa. Porque?
Simples, a definição de ativo circulante são bens e direitos que você consegue converter em dinheiro em curto prazo. Ora a sua conta no banco já está em dinheiro.
Então, o seu dinheiro, sua conta no banco, seu caixa são ativos circulantes e todos eles podem ser chamados de Caixa e equivalentes na suas demonstrações financeiras.
Agora um exemplo de Ativo não circulante um pouco contraditório para ver se você pega o conceito.
O carro da sua Empresa:
Sim, o carro da sua empresa pode circular pelo país todo, mas ele é um ativo não circulante.

Simples, a definição de ativo circulante são bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo. E um carro é bem complicado de converter em dinheiro em curto prazo.
O Carro da sua empresa ele é um ativo não circulante e imobilizado. Imobilizado por que ele é um ativo onde você não vai transformar em dinheiro, não é esse o objetivo desse seu ativo, seu objetivo não é vender carros (há menos que você tenha uma concessionária) ele tem a denominação de Imobilizado no seu Ativo Não Circulante e é somado com os valores de suas máquinas de produção e imóveis por exemplo.
Na linha do Antagonismo, o nosso próximo exemplo de Ativo é o Estoque:

O seu estoque é um Ativo Circulante. Pois ele é um bem ou direito que tem a capacidade de se converter em dinheiro em curto prazo.
Ele está lá por este motivo, para ser vendido, para se transformar em dinheiro.
Muito simples também, o seu estoque na suas demonstrações financeiras aparecerá como nada mais nada menos do que Estoque em Ativos Circulantes.
Contas a Receber/ Notas promissórias a receber:

As suas notas promissórias a receber são ativos circulantes ou não circulantes?
A resposta é DEPENDE.
Depende para quando está programado para você receber. A definição de ativo circulante cita o curto prazo, mas qual a definição de curto prazo? O curto prazo na contabilidade é tudo aquilo que condiz com o ano do exercício contábil, ou seja, em um exemplo de grosso modo, caso você receba a nota promissória só daqui a um ano, é longo prazo, ou seja, não circulante. Mas agora caso receba daqui a 15 dias é ativo circulante, curto prazo.
Software:
Talvez você não saiba, mas o programa que é utilizado na sua empresa para administrar estoque, contas a receber, contas a pagar, gerar cupons e notas fiscais é um Ativo.
Um ativo não circulante. Como no exemplo do carro, não é o objetivo da sua empresa revender sistemas, então o Software de gestão da sua Empresa ele é não circulante e Intangível, o que diferencia ele do Imobilizado é que ele não pode ser tangível como o próprio nome diz, não é um computador, é um sistema que não precisa de um computador, pode ser rodado em uma lan house onde o computador nem é seu.

O Software, tanto de gestão, quanto de edição de melhoramento de performance de fidelidade de musica é Ativo Intangível e Não Circulante.
Espero ter conseguido explicar melhor os tipos de Ativo para você, tem alguma duvida sobre algum Ativo da sua empresa? Pergunte nos comentários que ajudaremos você!!
Comments